acude.JPG

"VOCÊ TEM QUE SE PERDER ANTES DE SE ENCONTRAR."

Jeff Rasley

O que fazer

I Llove Dão - Casas da Fraga oferece-lhe um paraíso para relaxar, esquecer o stress do dia-a-dia, recarregar todas as baterias e esvaziar a mente de tudo o que pretende esquecer. Vai encontrar muito para ver, viver, sentir e descobrir.

 

Venha até nós e descubra o que de melhor se faz e se vê por cá...

Actividades

Equitação

(Requer reserva antecipada. Reservas a efectuar directamente com I Love Dão-Casas da Fraga.)

 

Nunca montou a cavalo? Ou já montou mas há algum tempo que não tem oportunidade para o fazer? Ou monta todos os dias e não quer deixar de o fazer durante as suas férias?

 

A escaços metros das nossas casas encontramos o picadeiro da Quinta do Pombal, onde os nossos hóspedes poderão ter aulas de equitação, Hipoterapia e Equitação Terapêutica.

 

Desde iniciação, nível intermédio ou nível avançado, todas as aulas serão dadas por instrutores experientes e com formação.

 

Experimente, vai ver que valerá a pena...

 

1/1

Passeio de Charrete

(Requer reserva antecipada. Reservas a efectuar directamente com a I Love Dão-Casas da Fraga.)

 

Para os casais apaixonados, para um momento diferente em família, ou simplesmente para conhecer a aldeia de Beijós de uma outra perspetiva, faça um passeio de Charrete.

 

Com duração de aproximadamente 1 hora, os nossos passeios não são apenas mais um passeio de charrete como se encontra nos destinos mais turísticos.

 

A sua experiência será vivida a 100%. Vá até à Quinta do Pombal, ajude a preparar o cavalo antes do passeio, de seguida desfrute das paisagens desta típica aldeia beirã com as suas casas de pedra bem como dos seus caminhos rurais, e por fim, ajude a dar o tão merecido banho ao cavalo, que o deixará sem dúvida mais relaxado.

 

Temos a certeza que nunca irá esquecer estes momentos…

Passeios Pedestres e de Bicicleta

 

Irá encontrar no nosso concelho, e nos concelhos limítrofes, muitos motivos para a prática de passeios pedestres bem como passeios de bicicleta.

 

O patrimônio histórico e cultural e as paisagens bucólicas, irão faze-lo apaixonar-se pela região.

 

Venha descobrir os circuitos arqueológicos do concelho de Carregal do Sal (abaixo, mais informações), e perder-se nas paisagens atravessadas pelos rios, ribeiros, cascatas e serras, quer seja a pé ou de bicicleta, quer seja por caminhos rurais ou pela Ecopista do Dão.

 

Os seus 5 sentidos irão agradecer... 

Passeios de Barco

(Requer reserva antecipada e número mínimo de participantes. Reservas efetuar diretamente com I Love Dão-Casas da Fraga)

 

Venha contemplar as margens de rios portugueses ainda desconhecidos. Encante-se com as paisagens do rio Dão, do rio Mondego ou do rio Criz, e com toda a beleza natural envolvente.

 

Fuja da rotina e deixe as águas serenas do rio levarem-no a um estado de espirito de paz e tranquilidade.

 

Existem vários percursos e com diferentes durações. Escolha o que mais lhe agrada e depois deixe a natureza fazer o resto.

 

Mergulhe neste de rio de sensações e emoções... 

Desportos de Aventura

(Requer reserva antecipada e número mínimo de participantes. Reservas a efetuar diretamente com I Love Dão-Casas da Fraga)

 

Se tem um espirito mais aventureiro, também temos para si várias opções.

 

Pode usufruir da relaxante calma e da natureza das casas da fraga, mas também poderá agitar os seus dias com um pouco de adrenalina.

 

Poderemos organizar para si um combate de paintball, canoagem ou stand up paddle, escalada e rapel, canyoning, descida de rio, rafting e slide.

 

Descarregue aqui todo o seu stress e energia acumulada...

Provas de Vinhos

(Requer reserva antecipada. Reservas a efectuar directamente com I Love Dão-Casas da Fraga.)

 

As origens do vinho do Dão não são recentes, sendo esta a primeira egião Demarcada de vinhos não licorosos do nosso pais, e a segunda Região Demarcada considerando todos os vinhos.

 

É uma região de grande tradição vinícola, contribuindo para a qualidade dos seus vinhos a sua localização entre as Serras da Estrela, Caramulo, Montemuro e Buçaco, que protegem as vinhas da influência dos ventos e contribuem com e o seu clima frio e chuvoso no inverno e quente e seco no verão.

 

I Love Dão - Casas da Fraga, tem o privilégio de estar localizada num concelho onde se pode encontrar produtores de enorme renome e dos mais premiados, no que concerne a vinhos do Dão, sendo esses mesmos produtores nossos parceiros.

 

Os nossos clientes poderão fazer visitas e provas de vinhos nas conceituadas Quinta das MariasQuinta de Cabriz, Quinta do Cerrado e Quinta do Ribeiro Santo.

 

Venha provar, tudo o que os vinhos Dão... 

Provas de Produtos Regionais

 

Poderá provar aqui mesmo nas nossas casas ou nas localidades do concelho vários produtos típicos da região, como os queijos e os enchidos, as compotas caseiras de fabrico tradicional da Time To Be Sweet, os “bolos tortos” exclusivos do nosso concelho ou a Ginja Victor.

 

Para os apreciadores de Queijo da Serra da Estrela, aqui bem perto poderá visitar a Quinta da Lagoa, uma quinta que produz artesanalmente queijo certificado da Serra da Estrela e provar todos os seus produtos.

 

Também poderá deliciar-se com os restaurantes da região, desde os mais sofisticados aos mais regionais, todos eles irão proporcionar-lhe uma agradável experiência gastronómica. Informe-nos sobre as suas preferências que iremos indicar o local certo para si.

 

Feche os olhos e deixe-se levar por todos os sabores da região...

Tratamentos Termais e de Bem-Estar

 

Na Região do Dão temos a Serra, o Rio, a Natureza, o Vinho, a Gastronomia e a Riqueza da Água.

 

A pouca distância do Sítio da Fraga, ficam localizadas 2 estâncias termais bastante reputadas: as Termas de Sangemil (3km) e as Termas das Caldas da Felgueira (12km).

 

Ambas as Termas têm à disposição o termalismo clássico e SPA termal.

 

As Termas de Sangemil têm como principais indicações terapêuticas as patologias do foro Reumatológico e Músculo-Esqueléticas e de artropatias resultantes de acidentes (osteoartrites/osteoartroses, espondiloses, gonartroses, artropatias traumáticas e pré-e-pós operatórios ortopédicos) e a patologias das vias respiratórias superiores (sinusite, faringite, amigdalite e rinite).

 

As Termas das Caldas da Felgueira têm como principais indicações terapêuticas as doenças do foro respiratório (rinite, sinusite, faringite, laringite, otite serosa, asma brônquica, bronquite crónica, D.P.O.C., efisema pulmonar, bronquiectasias) e doenças Músculo-esqueléticas (espondilartrose, gonartrose, coxartrose, fibromialgia, sequelas traumatológicas e sequelas ortopédicas). Há também quem  procure estas termas para Reabilitação Articular e Muscular.

 

Cuide de si, no corpo e na mente...

O que visitar nas proximidades

Casa do Passal Aristides de Sousa Mendes

 

A apenas 5 km do Sítio da Fraga, em Cabanas de Viriato situa-se a emblemática Casa do Passal.

 

“Trata -se de um palacete cuja arquitectura, de inspiração francesa, se insere no gosto das beaux-arts do segundo império, estilo característico dos finais do século XIX e que se destaca não só pelo eclectismo da arquitectura e pela imponência da fachada principal, mas principalmente pela memória do cônsul que a habitou e que sacrificou os interesses pessoais em prol dos refugiados do holocausto.

Aristides de Sousa Mendes ocupava o lugar de cônsul de Portugal em Bordéus quando, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, passou vistos a milhares de refugiados, permitindo-lhes fugir e sobreviver às perseguições de que eram objecto, tendo, inclusivamente, alguns desses refugiados sido albergados na Casa do Passal. (...)”

Fonte: Fundação Aristides de Sousa Mendes

 

Desde 2011 classificada como Monumento Nacional, o seu exterior foi recentemente restaurado, estando prevista para breve também a reabilitação do seu interior e assim manter viva a memória de uma das figuras maiores do nosso pais.

 

Venha descobrir mais sobre a casa do Passal e sobre o Cônsul Aristides de Sousa Mendes. Sem dúvida, um português que de facto nos orgulha!

Circuitos Arqueológicos do Concelho

(As visitas guiadas requerem reserva antecipada. Reservas a efetuar diretamente com a I Love Dão-Casas da Fraga)

 

No concelho de Carregal do Sal irá descobrir lugares mágicos e com uma importante herança histórica.

 

Poderá fazer os diversos circuitos arqueológicos a nível individual ou também com um guia, para grupos a partir de 3 pessoas.

 

Venha explorar o Percurso Patrimonial de Chãs, aqui mesmo em Beijós, ou o Percurso Patrimonial das Cimalhinhas, em Cabanas de Viriato, o Circuito Arquelógico da Cova da Moira e o Circuito Pré-Histórico Fias/Azenha, em Carregal do Sal.

 

Pode visitar ainda outros importantes testemunhos históricos como o Complexo Patrimonial de Cabriz, o Lagar de Varas de Parada ou fazer o Roteiro de Solares e Casas Solarengas, ou o Roteio das Fontes e Chafarizes do Concelho.

 

Não faltarão motivos para preencher os seus dias com a história dos nossos antepassados.

 

Igreja Matriz de Oliveira do Conde e Túmulo de Fernão Gomes de Gois

 

A Igreja Matriz de Oliveira do Conde é um Monumento do século XII, que sofreu profundas alterações durante os séculos XVI e XVIII, tendo sido o seu último restauro no ano de 1952, mantendo no entanto o seu estilo Gótico-Manuelino.

 

Mesmo depois de todas as transformações continua a ser pela exuberante riqueza arquitetónica e escultórica do seu interior uma verdadeira “Igreja Museu” e uma das mais belas joias do património artístico e cultural do concelho de Carregal do Sal.

 

O seu interior é constituído por uma abóbada de berço que com o transepto configura ao templo uma planta da cruz latina.

No seu interior, podemos encontrar um dos motivos mais sumptuosos desta Igreja, o Túmulo de Fernão Gomes de Góis, classificado como Monumento Nacional por decreto de 16 de Junho de 1910.

 

Esta obra-prima da escultura do Renascimento foi executada por João Afonso, o mestre dos sinos, entre 1439 e 1440.

 

Um monumento a não perder.

Aldeia de Beijós

 

I Love Dão-Casas da Fraga fica localizada na pequena Aldeia de Beijós, sede de freguesia, com uma área de 12,35 km2 e um total de 975 habitantes.

 

Apesar de ser uma aldeia pequena, deve ser explorada por todos os que a visitam, pois são muito remotas as suas origens, como comprovam diversos achados arqueológicos da época Romana.

 

Observar as suas casas brasonadas, percorrer a ponte romana que atravessa a Ribeira de Vale da Loba, perder-se nas ruas e ruelas com as suas casas de granito, subir até ao Miradouro do Outeiro do Castelo e aí avistar os vestígios da antiga fortaleza, visitar a igreja paroquial (uma igreja simples, mas com dois altares laterais com alguma riqueza artística)  e explorar o Percurso Patrimonial de Chãs, são apenas algumas das coisas que pode fazer na nossa aldeia.

 

 Venha conviver de perto com as gentes da Aldeia.

Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria

 

O Museu Municipal de Carregal do Sal (Manuel Soares de Albergaria) está localizado no antigo edifício brasonado tradicionalmente conhecido pela “Casa das Correntes” mandada construir por Manuel Soares de Albergaria, em meados do Século XX.

 

Com uma vasta oferta educativa, cultural e artística, este museu dispõem de coleções de etnografia, pintura, arqueologia, escultura e armaria, de vários sítios arqueológicos visitáveis que se distribuem por 2 pisos e 5 salas.

 

Esta instituição museológica tem procurado incessantemente ser um pólo de dinamização e de afirmação da identidade local e um centro vivo da cultura, tentando contribuir assim para o desenvolvimento do Turismo Cultural na Região.

 

Conheça todos os detalhes da origem e cultura do concelho.

Praia Fluvial de Sangemil e Ferreirós do Dão

 

A praia fluvial de Sangemil (a apenas 3 Km) e a praia fluvial de Ferreirós do Dão (a apenas 10 Km) encontram-se ambas nas margens do Rio Dão, e plenas de Beleza.

 

Na Praia de Sangemil podemos encontrar as nascentes de água sulfúrica que deram origem às termas. Perdida no meio da floresta, as águas do rio misturam-se com o verde da paisagem. Aqui encontra uma grande extensão de areia, arvores e arbustos que proporcionam sombra, bem como equipamento para a prática de voleibol e futebol, um parque infantil e balneários.

 

De uma beleza inigualável, qualquer pessoa se deslumbra com a vista da praia de Ferreirós-do-Dão, num estado mais selvagem, tem uma pequena extensão de areia e uma piscina natural, dispondo de uma extensa área com relva e sombra e algumas mesas para piqueniques. Recentemente a zona foi melhorada com uma estrutura de apoio com casa de banho, vestiário, e grelhador.

 

Venha mergulhar no meio da Natureza.

Cidade de Viseu

 

Apenas a 20 km, podemos encontrar a famosa cidade de Viseu, como muitas lendas para descobrir sobre a sua origem.

 

Uma cidade onde não faltarão locais de elevado interesse para descobrir, como a Cava de Viriato, Património Nacional desde 1910 tal como a Sé de Viseu, o Museu Grão Vasco (localizado no antigo Palácio dos Bispos) e a Muralha Romana e Portas antigas de Viseu, ambos também classificados como Património Nacional.

 

A Igreja da Misericórdia, a Igreja dos Terceiros, o Solar dos Vinhos do Dão, a Zona do Rossio, o Parque do Fontelo e o Centro Histórico de Viseu, são outros locais dentro da cidade que não deverá perder.

 

Delicie-se também com a gastronomia local, degustando pratos tão característicos como o arroz de carqueja, as migas à Lagareiro, o Rancho à Moda de Viseu, a vitela assada à moda de Lafões, o cabrito assado e o arroz de lampreia, acompanhados de um delicioso vinho do Dão.  

Ecopista do Dão

 

A Ecopista do Dão nasce da recuperação da antiga linha ferroviária do Dão, que ligava Santa Comba Dão a Viseu, e que foi desativada em 1988.

 

São cerca de 49 km, que unem os Concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, todos eles limítrofes do Concelho de Carregal do Sal.

 

Esta ecopista visa fomentar o lazer, o desporto e atividades recreativas, culturais e de proteção e promoção ambiental.

 

Um passeio na Ecopista do Dão, seja de bicicleta ou a pé, proporcionará a quem a visita extraordinárias paisagens envolvidas pela natureza e a história.

 

Em toda a sua extensão irá encontrar motivos suficientes para se deslumbrar.

 

Para saber mais sobre a Ecopista do Dão, que se encontra bem perto das Casas da Fraga, basta clicar aqui.

I Love Dão - Casas da Fraga | Turismo em Espaço Rural

Rua Lapão, Sítio da Fraga, Beijós

3430-516 Carregal do Sal | Viseu | Portugal

info@ilovedao-casasdafraga.com

(+351) 232 673 273

(+351) 969 335 134

  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Black TripAdvisor Icon
Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET): 5333
Ecopsita do Dão